quarta-feira, 19 de março de 2014

MANUAL DE APLICAÇÃO DO MODELO SAD-IPH NA BACIA DO RIO CAPIM - PARÁ


Este manual descreve a sequencia de etapas para aplicação do Sistema de Apoio à Decisão SAD-IPH. O manual é dividido em duas etapas: a primeira, com os passos para a discretização de uma bacia hidrográfica (capitulo 2); e a segunda com a apresentação da interface propriamente dita do sistema SAD-IPH (capítulos 3, 4, 5 e 6).

A metodologia de discretização de bacias é a semelhante à usada para aplicação do modelo MGB-IPH, a partir das ferramentas do ArcHydro e do ArcGis. Contudo existem algumas simplificações com relação à metodologia utilizada para os manuais do MGB, e também algumas etapas adicionais, apresentadas no item 2.3.

O manual apresenta um exemplo de aplicação do SAD-IPH na bacia do Rio Capim, que está inserido na Região Hidrográfica Costa Atlântica Nordeste do Estado do Pará. As etapas de aplicação vão desde a discretização até a aplicação do sistema de suporte à decisão.
Link: https://drive.google.com/file/d/0B7S7ekfnLympdHZPbmYxOC1YTTg/edit?usp=sharing



Exemplo de simulação com a divisão das classes por nível de comprometimento dos trechos de rios.

Um comentário:

  1. Boa noite, nas minhas pesquisas verifiquei que você utilizou o SAD-IPH nesta bacia do Rio Capim, estamos utilizando ele para o nosso trabalho de dissertação de mestrado e estamos com vários problemas e gostaria de saber se você pode nos ajudar.
    Meu nome e Cecilia Miranda de Palmas Tocantins, faco mestrado na Universidade Federal do Tocantins,

    ResponderExcluir